Previsão do Tempo

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Aeroportos registram 24% de atrasos em voos internacionais

A situação nos aeroportos brasileiros continua complicada nesta terça-feira, chegando a ultrapassar o índice de atrasos registrados no último domingo (21%). Ainda sofrendo reflexos da forte nevasca que atinge a Europa, os terminais internacionais do País registravam, às 17h, 24% de atrasos, com 29, das 121 operações programadas, desde a meia-noite, fora do horário, segundo informações da Empresa Brasileira Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Leia também:
'Aeroporto parece um campo de refugiados'
3,4 mil pessoas dormem em aeroportos de Paris
Saiba como agir em incidentes nos aeroportos
Veja aqui a situação do seu voo
Nesta terça-feira, a TAM registrou atraso em quase metade dos seus 28 voos internacionais. De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, os atrasos são em decorrência do mau tempo na Europa. Os voos para as capitais Madri, Paris, Frankfurt e Milão operam normalmente, segundo a empresa.

Na segunda-feira, a companhia informou que os passageiros que não puderam embarcar para Londres no período em que o aeroporto britânico esteve fechado serão reacomodados, sem cobrança de taxas, nos voos regulares que saíam a partir de ontem de Guarulhos e, a partir desta terça-feira, do Galeão.


Foto: Futurapress
Movimentação intensa no terminal de Congonhas, em São Paulo
Voos domésticos

Nos voos domésticos a situação também é problemática. Das 1830 operações programadas, 380 registraram algum tipo de atraso, resultado equivalente a 20,8% do total. No Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), às 17h, das 150 operações, 45 apresentaram atrasos superiores a trinta minutos. No terminal de Congonhas foram registrados 20 atrasos, num total de 167 operações, índice de 12% de horários não cumpridos.

No aeroporto internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, zona norte do Rio de Janeiro, havia 13 voos atrasados de um total de 85, o que representa 15,3% de acordo com a Infraero. Já no aeroporto Santos Dumont, 13,2% dos voos atrasaram. Dos 114 previstos, 15 apresentaram algum problema. Segundo a Infraero, 18,4% foram cancelados.

Companhias

Entre as empresas aéreas, a Webjet figura com o maior índice de atrasos, com 29,5%. Das 95 partidas programadas, 28 não cumpriram o horário. A TAM aparece em segundo lugar, com índice de 23,3%, com problemas em 140, dos 600 voos. Já a Gol apresenta 22% de atrasos, em 133, das 605 operações programadas.

Greve

Os problemas de atrasos acontecem na mesma semana em que os aeronautas e aeroviários pretendem realizar uma greve nos terminais de todo o País, por conta de um empasse salarial, no qual as empresas não aceitam o reajuste de 15% nos salários dos aeronautas e 13% para os aeroviários. As empresas - representadas pelo Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) - não querem avançar além do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), de 6,08%, acumulado dos últimos 12 meses (até novembro). Para conter esse problema, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, recomendou que ambas as partes se reunissem nesta terça-feira, para tentarem resolver o empasse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário