Previsão do Tempo

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Produção industrial volta a crescer em julho, mostra IBGE

Após três meses seguidos de queda, a produção industrial voltou a crescer e registrou alta de 0,4% em julho em relação a junho, descontadas as influências sazonais, segundo divulgou nesta terça-feira (31) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mês anterior, a produção havia registrado queda de 1%.
Sobre o mesmo período do ano passado, foi verificado avanço de 8,7%. Segundo o IBGE, esse é o nono mês consecutivo de taxas positivas nessa comparação. No acumulado dos sete primeiros meses, o aumento foi de 15% e, no dos últimos 12 meses, de 8,3%.
Dos 27 setores da indústria pesquisados, o aumento foi verificado em 17, de acordo com a pesquisa do instituto. Os resultados mais expressivos foram vistos nos segmentos de veículos automotores (3,6%), outros produtos químicos (3,0%), farmacêutica (4,6%) e outros equipamentos de transporte (6,8%). Todos esses setores haviam registrado taxas negativas em junho. Refino de petróleo e produção de álcool também se destacou, com avanço de 2,3% sobre o mês anterior.
As influências negativas partiram de máquinas e equipamentos (-6,0%), edição e impressão (-5,6%), produtos de metal (-3,1%) e borracha e plástico (-2,1%).
Sobre o ano passado
Foi verificado crescimento em 57 dos 76 subsetores, 21 dos 27 ramos e 65% dos produtos pesquisados, segundo informou o IBGE. Entre os setores estudados, as maiores influências positivas vieram de veículos automotores (26,5%), metalurgia básica (19,5%), alimentos (7,3%), máquinas e equipamentos (14,5%), indústrias extrativas (10,1%), refino de petróleo e produção de álcool (6,9%) e bebidas (15,4%).
Perspectivas
Para o segundo semestre deste ano, as perspectivas são positivas. Para este ano, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta segunda-feira (30) que aposta em avanço de 7% para a economia, o que, segundo ele, seria o maior crescimento do PIB em 24 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário