O corpo do ex-vice-presidente José Alencar será velado nesta quinta-feira, em Brasília, em uma cerimônia que será marcada por homenagens dedicadas a chefes de Estado. Presidente em exercício, o atual Michel Temer decretou luto oficial de sete dias. "Justificamente porque sua excelência exerceu praticamente um ano a Presidência da República por causa das viagens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva", explicou Temer.
O corpo de Alencar, que morreu vítima de um câncer nesta terça-feira, em São Paulo, deve chegar à base aérea da capital federal por volta das 9h15, onde será recebido com honras militares, pelos chefes dos três poderes: além de Temer, os presidentes José Sarney (Senado), Marco Maia (Câmara) e Cezar Peluso (Supremo Tribunal Federal).
Saiba mais
Entenda as cirurgias pelas quais Alencar passou
Análise: Luciano Suassuna
Guilherme Barros: Já combinaram com Deus?
'Estou lutando para não morrer', diz Alencar
Entrevista: 'O vice-cara'
Dilma e Lula voltam para velório de Alencar
Temer: Alencar foi exemplo de luta
Políticos lamentam a morte de Alencar
Veja fotos de José Alencar
Veja as homenagens a Alencar na web
Relembre algumas frases de Alencar
Alencar passou mais de um ano no exercício da Presidência
Após um cortejo que deverá durar cerca de uma hora, o caixão subirá a rampa do Palácio do Planalto, a exemplo do que ocorreu com o presidente eleito Tancredo Neves, em 1985. Por volta das 10h30, o velório deverá então ser aberto ao público.
A presidenta Dilma Rousseff deve chegar a Brasília no começo da noite de quarta-feira, segundo informações da assessoria de imprensa. Ela está em Portugal, onde o ex-presidente Lula é homenageado. Os dois deverão comparecer juntos ao velório de José Alencar no Palácio do Planalto.
A homenagem ao ex-vice-presidente da República vai se estender por toda a madrugada desta quinta-feira. Por volta das 7 horas, o corpo segue para Belo Horizonte (Minas Gerais). Ainda não se sabe se Alencar será enterrado na capital mineira ou na sua cidade natal Muriaé. Nesta tarde, o corpo está sendo velado no Hospital Sírio-Libanês, com acesso restrito a familiares e convidados.
Em função da viagem da presidenta Dilma Rousseff ao exterior, o vice-presidente Michel Temer assumiu nesta tarde a tarefa de fazer um pronunciamento pela morte de Alencar. "Embora enfrentando uma tragédia, uma quase tragédia, soube manter uma harmonia interna e revelar uma tranquilidade excepcional perante todos brasileiros", afirmou. "O Brasil perde uma de suas grandes e expressivas figuras, tanto do setor empresárial como político", completou Temer.
De Portugal, Lula e Dilma lamentaram a morte de Alencar. "Tínhamos uma relação de irmãos, de pai e filho", disse Lula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário