A agenda de Dilma Rousseff mostra que a presidenta priorizou a economia e as articulações políticas nos dois primeiros dois meses de governo. De acordo com a agenda oficial de Dilma divulgada pela assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, o líder do ranking de encontros com a presidenta é o ministro da Fazenda, Guido Mantega, com oito reuniões. Em segundo lugar vem o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, responsável pela estratégia política do governo, com sete encontros.
Sobe e desce de ministros:
Após 60 dias no cargo, ministros tentam evitar rótulo test-drive
Pontual e exigente, Dilma inaugura nova rotina no Planalto
Empatados em terceiro lugar, com cinco compromissos oficiais cada, estão os ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, de Planejamento, Miriam Belchior, e de Indústria e Comércio, Fernando Pimentel.
A agenda mostra que, depois de todo o desgaste causado pelo caso da violação do sigilo de Verônica Serra, filha do candidato derrotado José Serra, Pimentel, que enfrentou resistências para chegar ao ministério, voltou a gozar de prestígio junto à presidenta. Dilma e o ministro são amigos pessoais desde a adolescência em Belo Horizonte. Pimentel está na China ajudando na preparação da viagem da presidenta àquele país.
Foto: AE
Presidenta Dilma Rousseff posa com seus ministros para foto oficial durante solenidade de posse realizada no Palácio do Planalto há dois meses
Meio-campistas
Os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Orlando Silva (Esporte), Fernando Haddad (Educação) e Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome) estiveram quatro vezes cada com Dilma.
Fernando Bezerra (Integração Nacional), Edson Lobão (Minas e Energia) e o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), que em entrevista recente se gabou de ser um dos únicos com o privilégio de conversar a sós com a presidenta, tiveram três encontros oficiais cada.
O presidente da Câmara, Marcos Maia (PT), os ministros Aloizio Mercadante (Indústria e Comércio), Isabella Teixeira (Meio Ambiente), Paulo Bernardo (Comunicações), Iriny Lopes (Mulheres), Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência), Alexandre Padilha (Saúde) e Nelson Jobim (Defesa) têm dois registros cada.
Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário), Ana de Hollanda (Cultura), Ideli Salvatti (Pesca), Luiza Bairros (Igualdade Racial), Maria do Rosário (Direitos Humanos), Carlos Lupi (Trabalho) e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, estiveram uma vez cada com Dilma.
Na fila
Os ministros Garibaldi Alves (Previdência), Pedro Novais (Turismo), Alfredo Nascimento (Transportes), Mario Negromonte (Cidades) e Wagner Rossi (Agricultura) ainda não tiveram compromissos oficiais com a presidenta.
A agenda omite algumas atividades da presidenta como, por exemplo, o almoço de Dilma com o ex-presidenta Luiz Inácio Lula da Silva no dia 28 de fevereiro no escritório da Presidência, em São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário