Previsão do Tempo

segunda-feira, 28 de março de 2011

Técnicos detectam Plutônio no chão da central nuclear de Fukushima

Vestígios do metal radioativo plutônio foram detectados nesta segunda-feira no chão em cinco áreas da central nuclear de Fukushima, segundo a agência de notícias japonesa Kyodo, que cita um relatório da empresa Tepco (Tokyo Electric Power Co).

A empresa acredita que o plutônio veio do combustível de um dos reatores avariados após o terremoto seguido pelo maremoto de 11 de março.

Água contaminada

Nesta segunda-feira, água com alto índice radioativo foi detectada nos túneis que passam sob os edifícios dos reatores 1, 2 e 3. "Detectamos água acumulada em poços de um duto subterrâneo que desemboca no exterior do edifício com um nível de radioatividade superior a 1.000 milisieverts por hora", declarou um porta-voz da empresa.

Os poços ficam a 60 metros do Oceano Pacífico e a água contaminada pode ter seguido até a margem. A empresa também detectou água contaminada no exterior dos edifícios dos reatores 1 e 3, mas com níveis de radioatividade muito inferiores.

Erro inaceitável

O anúncio equivocado da empresa Tepco (Tokyo Electric Power) sobre um nível de radioatividade 10 milhões de vezes acima do normal na água que sai da central nuclear de Fukushima é "inaceitável", afirmou o governo do Japão.

"Mesmo que o cansaço das pessoas que trabalham no local possa ajudar a explicar o erro, considerando que a vigilância da radioatividade é uma condição maior para garantir a segurança, este tipo de erro é absolutamente inaceitável", declarou Yukio Edano, porta-voz do governo. "O governo ordenou que a Tepco não cometa o mesmo erro", acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário