Previsão do Tempo

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Brasil ainda tem papel diplomático importante no caso Irã, afirma Hillary

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, elogiou nesta quarta-feira (9) o papel diplomático do Brasil na questão nuclear iraniana, apesar de a posição brasileira ter sido derrotada com a aprovação de novas sanções a Teerã pelo Conselho de Segurança da ONU.
Hillary disse que o Brasil e a Turquia devem assumir papéis nas futuras negociações com o Irã, apesar de terem votado contra as sanções ao programa nuclear iraniano.
Saiba mais sobre as sanções aprovadas nesta quarta.
"No atual esforço diplomático com o Irã, acho que Turquia e Brasil vão continuar tendo um papel importante", disse a diplomata durante visita a Bogotá, capital da Colômbia.
saiba mais
Sanções enfraquecem ONU, diz Lula
Amorim vê 'pressa' na decisão do conselho
Departamento de Estado respeita 'ponto de vista' do Brasil, mas pede explicação sobre o voto contra
Mundo terá de decidir se aceita Irã com bomba, diz especialista
Postura 'desafiadora' do Irã aumenta possibilidade de guerra, afirma analista
Veja a repercussão das novas sanções
Turquia e Brasil votaram contra as sanções porque defendiam acordo fechado com Teerã no mês anterior, pelo qual o governo iraniano comprometia-se a enviar urânio para ser enriquecido fora do país.
As potências mundiais, lideradas pelos EUA, reagiram com ceticismo ao acordo, avaliando que se tratava apenas de uma estratégia de Teerã para "ganhar tempo", e seguiram lutando pelas sanções, apesar da oposição de brasileiros e turcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário