O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou a ida à reunião do G20, em Toronto, no Canadá, nesta sexta-feira, para poder acompanhar de perto as medidas de ajuda aos desabrigados pela chuva em Alagoas e em Pernambuco, especialmente no município alagoano de Palmares, um dos mais atingidos.
“Ele me comunicou que não irá. Deseja ficar no Brasil acompanhando as medidas que têm sido tomadas em relação aos problemas das enchentes no Nordeste”, disse o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai representar o presidente Lula no encontro. “São temas estritamente econômicos. O Mantega está mais do que capacitado a participar [das discussões]”, comentou Amorim.
Plano de recuperação
Nesta quinta-feira, Lula anunciou a liberação imediata de R$ 550 milhões para que os Estados de Alagoas e Pernambuco possam se reconstruir. O governo também liberou R$ 1 milhão para financiar a recuperação da agricultura, indústria e comércio.
O presidente chegou ao Recife ontem e fez um sobrevoo de helicóptero pelos municípios mais atingidos pelas chuvas. Ele desembarcou em Palmares, onde visitou a pé bairros parcialmente destruídos, e ouviu o apelo dos moradores.
Depois do município, o presidente seguiu para a cidade de Rio Largo, em Alagoas, onde também visitou áreas destruídas pelas enchentes. Ele quebrou o protocolo quando decidiu entrar nos abrigos improvisados e prometeu aos moradores que a ajuda chegará rapidamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário