Previsão do Tempo

segunda-feira, 5 de abril de 2010

‘Inflação na meta é que tem efeito eleitoral’, diz presidente do BC

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse nesta segunda-feira (5), em entrevista exclusiva à Globo News, que a taxa de juros não tem impacto eleitoral, mas sim inflação sob controle. Esta foi a primeira vez que ele se pronunciou após anunciar na quinta-feira (1º) que abriria mão de disputar as eleições para continuar à frente do BC até o fim do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Eu sempre digo que é um engano julgar que Selic [taxa de juros] é importante para eleição. Não é. O que é importante para eleição é inflação. Significa que inflação na meta é que de fato tem efeito eleitoral, mesmo que esteja sujeita a críticas de curto prazo”, afirmou. A íntegra da entrevista vai ao ar à meia-noite e meia.

Eu sempre digo que é um engano julgar que Selic é importante para eleição. Não é. O que é importante para eleição é inflação. Significa que inflação na meta é que de fato tem efeito eleitoral, mesmo que esteja sujeita a críticas de curto prazo"
Meirelles disse que sua desistência de concorrer nas eleições de outubro estaria “mais em linha” com o seu objetivo de contribuir na consolidação da “estabilidade econômica do Brasil”. Segundo ele, a iniciativa é consistente com a decisão tomada em 2002, quando ele renunciou ao mandato de deputado federal por Goiás e aceitou o convite do presidente Lula para ser presidente do Banco Central.

“Neste momento avaliando como eu poderia melhor colaborar para que se consolidasse essa estabilidade econômica no Brasil, entre sair do BC me candidatando ao Senado Federal ou permanecendo no BC até o final ou depois contemplando uma outra alternativa, eu concluí que neste momento a permanência estaria mais em linha com o meu objetivo e com meu compromisso”, afirmou Meirelles.
Neste momento avaliando como eu poderia melhor colaborar para que se consolidasse essa estabilidade econômica no Brasil, entre sair do BC me candidatando ao Senado Federal ou permanecendo no BC até o final ou depois contemplando uma outra alternativa, eu concluí que neste momento a permanência estaria mais em linha com o meu objetivo e com meu compromisso
Além da possibilidade de concorrer a uma vaga no Senado Federal, ele também era cotado para ser vice-presidente na chapa do PT, que será encabeçada pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Meirelles é filiado ao PMDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário