Previsão do Tempo

terça-feira, 13 de abril de 2010

Sarkozy se mostra 'confiante' na compra de aviões Rafale pelo Brasil

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse confiar que será realizada a venda de caças Rafale franceses ao Brasil, depois de reunir-se na manhã desta terça-feira (13) com o presidente brasileiro Luis Inácio Lula da Silva em Washington, nos bastidores da cúpula sobre a segurança nuclear.

"Estou confiante. As coisas estão avançando exatamente como previmos que avançariam. Estamos perfeitamente alinhados com o que foi dito e feito um ano atrás, na minha viagem ao Brasil", acrescentou o chefe de Estado francês durante coletiva de imprensa.


Sarkozy e Lula durante encontro bilateral em Washington, nesta terça (13) (Foto: Eric Feferberg / AFP)

O Rafale, do fabricante francês Dassault, que até agora nunca foi vendido ao exterior, disputa com o F/A-18 Super Hornet do americano Boeing e com o Gripen NG sueco (Saab) o fornecimento de 36 aviões de combate ao Brasil, num contrato de bilhões de dólares.

saiba mais
Treinamento militar comandado pelo Brasil terá presença dos caças Rafale
No Senado, franceses defendem superioridade do caça Rafale
FAB quer ser informada da investigação do acidente com dois caças Rafales
Na semana passada o ministro brasileiro da Defesa, Nelson Jobim, declarou que a Aeronáutica brasileira tende em favor do Rafale, construído pelo grupo francês Dassault Aviation, apesar de seu custo ser mais alto do que as aeronaves concorrentes.

O presidente Lula deverá anunciar sua escolha em meados de maio, não em abril, como previsto inicialmente.

Ele declarou várias vezes que o Rafale apresentava mais vantagens para o Brasil, devido à transferência de tecnologia prometida sem restrições por Sarkozy durante visita a Brasília em setembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário