O presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva é um dos líderes mais influentes no mundo, segundo publicado na revista americana "Time" nesta quinta-feira, dia 29. Diferentemente do que havíamos publicado, apesar de a revista ter colocado Lula em primeiro na ordem dos ilustres e não se tratar de uma lista alfabética, o presidente brasileiro não foi o primeiro colocado. Segundo a assessoria da "Time", a publicação não se tratava de um ranking entre os líderes e Lula foi posto em primeiro por motivos "editoriais".
Michael Moore
Assinado pelo cineasta Michael Moore - cujo último documentário é "Capitalism: A Love Story" -, o texto relembra a história de vida de Lula, identificando-o como um legítimo filho da classe de trabalhadores da América Latina.
Ao contar a morte de Maria, primeira esposa de Lula, que estava no oitavo mês de gravidez, culpa os cuidados médicos e aproveita para atacar os bilionários do mundo. "Eis uma lição para os bilionários do mundo: deixe o povo ter um sistema de saúde e ele irá causa bem menos problemas", ironiza.
A publicação alega que o presidente vem trabalhando para incluir o país no Primeiro Mundo, transformando-o "em um dos países mais igualitários do mundo", com programas como o Fome Zero e as iniciativas para melhorar a educação das classes trabalhadoras brasileiras. "Os Estados Unidos parecem assim mais com um país de Terceiro Mundo", ironiza o texto, comparando os dois países.
O cineasta ainda conclui, provocando seu país, que “o que Lula quer para o Brasil é o que nós costumávamos chamar de Sonho Americano”.
Outros Líderes
O presidente americano Barack Obama e Dominique Strauss-Kahn, diretor-geral do FMI (Fundo Monetário Internacional) também aparecem na relação.
A polêmica vice-presidente do candidato à Presidência dos EUA em 2008 John McCain, Sarah Palin, está presente na lista da Time.
Nenhum comentário:
Postar um comentário